Púrpura Trombocitopênica Idiopática
A púrpura trombocitopênica imunológica (PTI), é um distúrbio hemorrágico adquirido. Indivíduos portadores de PTI apresentam hematomas e sangramentos com maior facilidade que as outras pessoas. Isto ocorre porque a PTI diminui a contagem de plaquetas do sangue. As plaquetas são células que auxiliam na formação de coágulos.
Pessoas com PTI apresentam baixa contagem de plaquetas porque o próprio sistema imunológico do indivíduo acometido as destrói.
O tratamento varia de acordo com a idade, presença de sintomas e de quão baixa é a contagem plaquetária. Em adultos, o tratamento está indicado quando a contagem de plaquetas é inferior a 20.000 ou inferior a 30.000 na presença de sangramento. O objetivo principal não é normalizar a contagem de plaquetas mas sim prover uma contagem plaquetária segura para prevenir hemorragias importantes.
É importante salientar que a PTI é uma doença de característica benigna e não deve ser confundida com leucemia. O tratamento baseia-se inicialmente em corticóide ou imunoglobulina humana. Em caso de refratariedade outras opções terapêuticas podem ser instituídas como rituximabe e agonitas da trombopoietina por exemplo.